quinta-feira, 2 de junho de 2016

Cadê a Inovação?

Toda vez que nos aproximamos da E3 fico mais reflexivo. Uma esperança que já abandonei a um tempo, mas sempre ressurge, é a inovação nos jogos. Mais especificamente inovação nos jogos de ação/aventura em terceira pessoa. Mesmo os FPSs vem inovado de tempos em tempos, bem ou mal, com jogos como Mirror´s Edge, Dishonored, Deus Ex ou Far Cry Primal. Mas os jogos de ação tem ficado pra trás. Até por que, uma vez realizada uma idéia em FPS, parece que é pecado reutilizá-la em um jogo de terceira pessoa. Você consegue imaginar quão foda seriam qualquer um desses jogos com uma mecânica e gameplay construídos especificamente para um jogo em terceira pessoa?

Mas enfim, não é sobre isso que vamos falar. Na verdade como sempre anseio por um jogo inovador, vou aqui falar dos jogos que me marcaram de alguma forma com suas inovações ou gameplay diferenciados. Posso já ter falado desses jogos aqui alguma vez, mas certamente se eu me repetir é por que eles realmente valem a pena. 

Pra começar vamos com o mais recente. Gravity Rush! Recente pra mim que não tive PSVita, mas desde quando foi anunciado, que eu vi as mecânicas em prática, percebi que era algo muito especial. Um jogo de mundo aberto com uma mecânica de controlar a gravidade a qualquer tempo. Fazer seu personagem "cair" em qualquer direção, com toda liberdade era algo impressionante na teoria e em vídeos, e realmente libertador e delicioso na prática! Algo inovador e muito bem executado. Único jogo até hoje a fazer isso. Me lembro perfeitamente do fiasco que foi Inversion, um TPS q prometia algo similar, mas na verdade apenas fingia que fazia, tudo era pré-programado e só acontecia em locais específicos.


Obviamente tal liberdade espacial me remete ao inigualável Zone of the Enders 2. Hideo Kojima é um mestre em inventar gêneros que não existiam. O subtítulo "High speed robot action" descreve muito bem o que é o jogo. Um dos jogos de ação mais belo e ágil que já joguei. E um gameplay com uma ampla gama de opções de ações e todas muito bem executadas. O jogo é fluido, belo e responsivo. Só jogando pra sentir. Sem falar na melhor abertura de jogo de todos os tempos. Quando a vi pela primeira vez tive dificuldade em aceitar que o que estava vendo era o gameplay! Me apaixonei instantaneamente.


Preciso me repetir falando the Shadow of the Colossus, o jogo no qual, pela primeira vez, você enfrenta inimigos gigantes escalando-os! E não com quick time events ou qualquer truque, mas com mecânicas e física sólidas de escalada no gameplay. Naquele momento achei que todo jogo que tivesse um inimigo gigante agora seria assim... Doce ilusão. Apenas um outro jogo veio a reutilizar esse conceito e não é a toa que se tornou um dos meus favoritos de todos os tempos: Dragon´s Dogma.
 

Que aliás é outro nessa lista pois além disso também trouxe diversos elementos interessantes. Cada skill não era apenas um floreio, uma boniteza com um efeito. Não! Cada skill, dependendo claro, tinha sua própria implicação física. Como já comentei uma vez aqui, por exemplo, uma habilidade de paralizar os inimigos com uma flecha do arqueiro não é simplesmente um tiro normal com uma propriedade paralizante. É uma skill que depende da física e do ambiente, pois você realmente crava o inimigo na parede com sua flecha! Então você precisa de uma parede atrás dele, de um melhor ângulo de tiro e uma distância razoável. Assim como nenhum outro jogo jamais te permitiu ou deu tanto prazer em deixar você torcer sua espada nas entranhas do inimigo! Uma das skills do guerreiro. A execução e representação das skills ficou simplesmente perfeita. E estou sitando apenas duas.


Vanquish parece nome de detergente mas na verdade é um TPS com um foguete no rabo! O que faz esse TPS ser especial é sua velocidade, freneticidade e o dash absurdo. Some isso a um já tradicional efeito de bullet-time e é isso aí. Temos a receita desse cruzamento de Metal Gear com ZoE. Excelente! Pra mim é o melhor shooter TPS que já joguei. Considerando aqui apenas shooters, e não action adventure shooters como Uncharted né.


Falando em TPS os primeiros Infamous eram basicamente TPSs com uma skin diferenciada. Agora o Second Son realmente deu um up foda. a agilidade que você tem nesse jogo é comparável a ZoE2. A precisão e agilidade, tudo isso sem perder a beleza ou o frame rate enquanto você atravessa a cidade fazendo as maiores estripulias. Sem falar que é um dos poucos jogos dessa geração que você olha e diz, "isso sim é next gen!". E isso sendo ainda um dos primeiros jogos a sair nessa geração, e é sem dúvidas o meu favorito até agora em questão de gameplay. (mesmo incluindo o recém lançado Uncharted)

Bom Esses são apenas alguns, conforme for lembrando vou colocando mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário