quinta-feira, 19 de março de 2015

Dragon Ball Xenoverse, o jogo que eu sempre quis mas nunca achei que fosse ser feito.

Suportando o hiato de jogos desde Dragon Age 2, eis que fevereiro chega ao fim, mas não sem antes me trazer uma bela surpresa. Um jogo que eu mal tinha tomado conhecimento, um tipo de jogo que normalmente acho interessante mas não o suficiente para embarcar. Estou falando de Dragon Ball Xenoverse! Eu não sou chegado a jogos de luta tradicionais, e os jogos de Dragon Ball não costumam fugir dessa regra, apesar de vez ou outra saírem da norma dos jogos de luta com umas jogabilidades mais "abertas" para comportar o escopo dos combates do anime, que pretendem replicar. E como é sempre a mesma história, normalmente eu deixo passar. Mas na vibe dos co-op e team battle ano passado saiu o DB Battle of Z! Ele tava com um estilo diferente, meio parecido com o DB Battle Royalle (excelente jogo de arcade japonês). Eu até me interessei e joguei o demo, achei interessante, porém simples. As vezes a simplicidade é uma boa coisa mas nesse caso não foi. Depois de algum tempo e claro, principalmente para os fãs acostumados com outro tipo de jogo de DB, o jogo não atingiu as expectativas. Eu quase cai no erro de comprar esse jogo mas resisti. Eis que esse ano finalmente saiu um jogo que não pude ignorar!


DBXV veio tendo como seu carro chefe a criação de personagem. E só esse "feature" já foi suficiente pra despertar meu interesse. Juntando a isso a premissa de uma história alternativa, fez meu interesse se concretizar. Por fim vendo o gameplay do jogo fiquei vidrado! Literalmente não conseguia parar de ver vídeos de gameplay! O jogo é bastante imprecionante e emula bastante o feeling do anime. Claro que o jogo não é perfeito, nenhum jogo é. Mas pra um jogo de luta de uma franquia estabelecida, que poderia muito bem ser meia boca, DBXV é um jogo consistente e satisfatório.
Indo ao combate podemos ver que há uma complexidade e profundidade que apreciei bastante. O jogo pode ser fácil para aqueles que abusam dos especiais, mas existe uma complexidade maior para aqueles que quiserem realmente dominar o jogo com outras táticas. E o jogo fica realmente bonito de se ver quando você vê alguém que domina os combos jogando. No entanto, nem por isso o jogo deixa de ser divertido pra quem não tem esse domínio apurado. Mas certamente, pra quem gosta, é o tipo de jogo que você vai querer melhorar e dominar pra fazer bonito online!


Falando em online, vamos a uma das principais falhas do jogo. Eu não vou aqui choramingar ausência de personagens por que o jogo excede as expectativas em outras áreas. E tendo a possibilidade de criar personagens com tantas opções de raças, chorar por falta de um personagem ou outro, ou suas formas, é muita criancice! Desabafando aqui um pouco pois essa é uma grande reclamação recorrente na internet. Mas prosseguindo, o grande problema aqui são os servidores! O jogo desconecta toda hora, demora pra conectar, tem um esquema de match making muito precário e que deixa muito a desejar. Jogar esse jogo online por enquanto é um exercício de força de vontade. Precisa estar querendo muito jogar com os outros pra se esperar tanto.
Mas quando você consegue jogar, realmente é um prazer. A princípio o jogo é simples e fácil, não parece exigir muita estratégia, parece um exercício de futilidade jogar online? Na verdade não. Pois conforme novas quests paralelas(PQ) vão surgindo, a complexidade e dificuldade vai escalando, exigindo o uso de estratégias mais elaboradas. Claro que diversos personagens de level alto "spamando" especiais podem conseguir passar, mas um grupo de level baixo com uma party balanceada e com um plano de ação pode conseguir também. E certamente que nesse caso a satisfação será muito maior! 
    

Voltando as coisas boas, a criação de personagem é bastante satisfatória. Embora possamos reclamar das poucas opções de cabelo ou de roupas, se pensarmos que esse é um jogo de luta de anime, é bom ficarmos satisfeitos com a variedade. Tem bastante coisa legal, mas não tem tanta coisa assim. O que é realmente importante aqui é: que criar o seu personagem de DB é um sonho de criança realizado. incluindo a isso a possibilidade de criar personagens da raça do Freeza ou Namekusei!
Complementando o visual, o esquema meio de RPG, de ficar fazendo quests atrás de drops, roupas, fantasias e golpes especiais, dão um belo gostinho a evolução do personagem, além de dar longevidade ao jogo. Chega um momento que começa a ficar demorado, mas há uma variedade de fatores que afetam o seu desempenho mais do que apenas o level. Eu por exemplo estava empacado na história do Bardock (após o fim do modo história) com meu personagem da raça do Freeza level 60 focado em estamina e ataque normal. Mas com os golpes certos e equipamentos certos, consegui passar dessa fase com meu Namekusei level 35 focado em Ki e Ki blast. Recoome Ultra Fighting Bommber e Z-soul Why Yooooou! Ou seja, pode valer mais a pena farmear um golpe específico do que upar (ou por que não fazer os 2 junto!). É um jogo realmente interessante.


Por fim criar e evoluir o seu próprio personagem de DB é um deleite! E o PVP embasa a motivação por essa busca pela perfeição, pelos golpes mais fortes. O 1 contra 1 tem um aspecto bem definitivo, quem é o melhor e ponto final. A adrenalina de um jogo de luta 1V1 é bem diferente do PVP dos jogos de tiro. E a variedade de opções deixa o jogo bem divertido. Superar na habilidade um "spammer" ou derrotar um striker habilidoso numa luta entre iguais são satisfações ímpares! Até fiz alguns vídeos das minhas lutas, não só pra me exibir mas pra estudar táticas também. Enquanto isso o combate de 3 contra 3 traz um toque mais estratégico a peleja, com personagens mais focados em defesa ou ataque e com habilidades complementares uns aos outros. Resumidamente acabou sendo uma belíssima surpresa esse jogo. Nõ imaginava que jogaria tanto e que esse jogo me desse tanta satisfação. Agora estou nessa curtindo o ínfimo conteúdo a mais trazido pelo DLC, mas na realidade esperando mesmo é por uma sequência!


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