quarta-feira, 21 de março de 2012


Asura’s Wrath, que RAIVA! 



Como um bom entusiasta dos games, estou sempre vendo debut e trailers de jogos. Logo, acompanhei Asura’s Wrath desde o começo. A princípio parecia promissor. Jogo de ação, porrada grosseira na mão, mitologia oriental, produzido pela Capcom(Devil May Cry) e desenvolvido pela Cyber-Conect(Naruto Generations). O que poderia dar errado? Porém a cada trailer novo eu ia me desanimando. Pra começo de conversa ODEIO QTE (quick-time event). O infame: Aperta o butão agora pra ver a cutscene e achar que está jogando! Mas não vou falar de QTE agora, pois pretendo dedicar todo o meu ÓDIO para fazer um post apenas sobre como os QTEs estão impedindo o avanço do gameplay nos jogos.




Retornando a Asura, após tanto trailer com cutscene e QTE e quase nada mostrando a real jogabilidade do jogo, eu já estava escaldado. Não me empolguei, peguei o jogo só agora. Começo a jogar, ou melhor assistir. Cutscene... QTE... um gameplayzinho de rail-shooter meio gimmick... errar o QTE ou o jogo de tiro não implicam em muita coisa. Depois de MEIA HORA, acaba o primeiro capítulo! Mas eu nem joguei! como assim acabou o capítulo e eu ainda ganho nota!? Mas por quê? Anyway, resumindo,  o primeiro segmento de gameplay real ocorreu após 40 minutos de cutscenes e QTEs, e durou menos de 40 segundos! No terceiro capítulo rola o tutorial da parte que deveria ser a mais frequente de gameplay. Aí sim você finalmente pode atestar que a jogabilidade não é boa. Algumas boas idéias, mal executadas. Sistema de combo sem inspiração e sem evolução (aperte quadrado pra sempre é o único combo do jogo). A própria dinâmica de funcionamento das interações, não funciona bem. Ataques dos inimigos fazem um “stagger” muito demorado, quase uma pausa no gameplay. Esquivar com rolamento parece meio fajuto pra um semi-deus. Não existe uma defesa, e os comandos não tem uma resposta rápida. Enfim, o combate não é prazeroso, nem recompensador.






Outra grande inconsistência na apresentação é que, apesar das horas de cutscenes o jogo ainda tem partes da história contadas em forma de texto sobre ilustração! Sem dublagem! Ou seja depois de horas de cutscenes absurdas de cenas de combate, o jogo te obriga a ler um texto miúdo branco, em um fundo muitas vezes branco! Isso se você quiser entender a história completamente, que parece ser a única coisa minimamente interessante nisso que não pode ser chamado de jogo. Por que diabos não contar essa parte com cutscene também? Ou por que não, ao menos, dublar essa parte? Eu não entendo essas opções de design. Talvez seja pra você ficar atento ao jogo. Mas vou te dizer, não funciona. Durante as cutscenes mesmo, entre um capítulo e outro, peguei no SONO!






Conclusão:  A cada 20 minutos de cutscene tem 3 minutos de gameplay em média. Dos quais, eu aposto que eles também estão contabilizando o QTE. Mais pro final, o jogo começa te dar segmentos maiores de gameplay finalmente. Porém isso só trás tristeza. A péssima jogabilidade me fazia querer acabar rapidamente com aquele segmento para continuar assistindo. Pra algo que deveria ser um jogo, isso tá muito errado. já vi muito jogo de DLC que custa 10U$ na PSN e live, ter um trabalho maior de gameplay que esse jogo. Asura’s Wrath não deve ser considerado um jogo. É quase como um Heavy Rain, filme interativo. Dá próxima vez, decidam antes se vão fazer um jogo ou um anime. E o que optarem, façam direito. Eu adoraria ver um anime de Asura. Mas o jogo infelizmente está insatisfatório. E eles ainda tem a cara de pau de lançar DLCs pagos pra esse jogo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário