segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Metal Gear Rising, Simplesmente vergonhoso!



Alguns anos atrás Metal Gear Solid Rising foi anunciado. Eu tinha boas esperanças pra um jogo de Ninja em Metal Gear, afinal como já disse quem nunca quis jogar com os ninjas da série? O problema é que algum tempo se passou E o Kojima encrencou com o andamento do desenvolvimento do jogo. Eu particularmente achava que eles chegariam a algo incrível e diferente dos demais jogos de ação. Porém no meio desse processo Kojima deu seu chilique, obrigou seus funcionários a cometerem uma espécie de harakiri moderno, espondo-os ao ridículo obrigando eles a se desculparem publicamente por não estarem conseguindo avançar com o desenvolvimento do jogo aos olhos e gosto do Kojima. Que feio, sério. Gosto muito do trabalho dele, mas ele já se tornou um tipo de caricatura do que foi a algum tempo e essa foi a gota d’água pra pegar antipatia por ele.


Feito isso ele seguiu entregando o desenvolvimento do jogo para a Platinum Games. Uma desenvolvedora de respeito que fez excelentes jogos de ação como Mad World, Bayonetta e Vanquish. Eles mudaram a direção e em pouco tempo nos temos Metal Gear Rising, não mais Metal Gear SOLID Rising. O jogo virou mais um jogo de ação nos moldes que estamos acostumados (onde espadas não cortam para você poder fazer longos combos nos inimigos). Tudo bem, eu preferia ver o jogo mais inovador que a Koj Prod tava fazendo, mas aceito um jogo mais de ação tradicional. Pensei, vamos ver no que dá. 


Ao meu ver o que temos hoje é um jogo incompleto e mal acabado. É simplesmente VERGONHOSO! Se isso é o que você tem orgulho de aprovar e nos dar como jogo Kojima, não gostaria nem de imaginar o que seu time estava fazendo antes para ter causado tanta reprovação. A questão é basicamente essa o jogo parece que não foi polido. Graficamente é um downgrade que fica muito atrás inclusive de MGS4 que já saiu há muito tempo. Texturas ocas, simplórias, feias, geometrias duras, animações duras. Se você compara essa dureza de animação com a fluidez de DMC que acabou de sair também, você sente vergonha pelo MGR. O próprio Raiden parece ter poucos movimentos de tão dura animação. O jogo parece não ter peso, de um jeito ruim, as vezes leveza é bom, mas não é o caso aqui. Tudo parece de papelão, talvez por isso dê pra cortar tudo. A ninja run é bacana, mas mal acabada, o pulo é RIDÍCULO! Por isso eu vejo mais como um jogo mal acabado do que ruim. Eu não acredito que alguém olhou aquele pulo, aquela física funcionando, aquela animação horrorosa e aprovou aquilo. 

                                  (O que deveria ter sido)

O combate simplório demais, todos os inimigos você derrota do mesmo jeito, precisa fazer o parry (“aparar”) pra deixa-lo vulnerável e depois picotar. Saca ele até tem movimentos legais, mas alterar o combo que você dá não influencia muita coisa. Os golpes que você libera, não tem explicação de como usar, você precisa entrar no menu de help do jogo DEPOIS de ter comprado a skill, já dentro da main story novamente pra poder ver como fazer o golpe. Sem falar no personagem não ter nenhuma outra defesa ou esquiva que não o parry, e o fato do parry ser feito não com um botão específico pra defesa, mas colocando pra frente e apertando o botão de ataque! Se liga que loucura! Com isso o jogo fica tremendamente inconsistente! Você não consegue controlar bem se você vai atacar ou defender, mas basicamente colocar pra frente e ataque é vencer o jogo! pq todos os inimigos se derrotam assim! Com tudo isso eu acho q não deu foi tempo de melhorar o jogo. Podia ser melhor, mais completo, comparado mesmo com outros jogos da Platinum MGR foi de longe o PIOR! Até tela de abertura, menus do jogo, tudo simplório, tudo dizendo, vamos jogar logo que não tem muita coisa pra ver aqui, não deu tempo de colocar mais nada além da main story do jogo.


Sério eu fiquei sentindo vergonha alheia enquanto jogava esse jogo. Até as cutscenes são ridículas! E não ridículas num bom sentido como DMC ou a própria franquia MGS faz as vezes. Ridículo de horroroso! De mal feito, até as cutscenes são duras, animações toscas, péssimas opções estéticas. Pequenos bugs e glitches ainda povoam o jogo. 

                            (o que NÃO deveria ter sido, mas foi.)

A história é um fiasco a parte. Nada com nada, nada de interessante, nenhum personagem memorável, seja aliado ou vilão. Plot desinteressante. Não tem nem muito o que falar. Eu realmente não esperava nada da história, mas enfim em todos os quesitos o jogo FALHOU! Não recomendo o jogo nem pra quem gosta de Metal Gear, nem pra quem gosta de jogo de ação.


Critiquei muito sim, mas também vou falar do que o jogo tem de bom. Por incrível que parece tem algo de bom no jogo! A tal mecânica de cortar tudo. Ela é bem satisfatória quando você pega o jeito. E o deslumbre inicial de poder cortar quase tudo é orgástico nos primeiros instantes do jogo. Mas conforme você vai seguindo, vai notando os problemas e glitches dessa mecânica também. Porém continua sendo prazeroso cortar tudo. Se o jogo vale a pena por algum fator, é por isso. mas mesmo assim não vale a pena. Por fim esse é mais um daqueles momentos em que eu esperava tão mais de Metal Gear.


Só mais uma coisa. Uma parada que me deixou bolado foi ver esse jogo receber bons reviews por aí em sites famosos e além disso o reviewer chegou a dizer que foi o melhor jogo que a Platinum já fez! QUE PIADA! Af maluco!

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